Search
Close this search box.

9 dicas de prevenção da conjuntivite

O que você pode fazer para proteger a si e aos outros ao seu redor?

Aqui estão 9 precauções simples que você pode tomar para reduzir significativamente o risco de contrair conjuntivite:

  1. Evite compartilhar itens pessoais, como lenços, toalhas de mão ou lenços de papel.
  2. Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar nos olhos.
  3. Lave as mãos com frequência, principalmente quando estiver em locais públicos.
  4. Mantenha um antisséptico para as mãos sempre por perto e use-o com frequência.
  5. Limpe com frequência superfícies como bancadas, superfícies de banheiros, torneiras e telefones compartilhados com um material antisséptico.
  6. Se você sabe que sofre de alergias sazonais, pergunte ao seu médico o que pode ser feito para minimizar seus sintomas antes que eles comecem.
  7. Se você usa lentes de contato, siga as instruções do seu oftalmologista para cuidar e substituir as lentes, use as soluções de lentes de contato de forma adequada ou considere mudar para lentes de contato diárias.
  8. Se você for usuário de lentes de contato, use óculos de proteção ao nadar, para se proteger de contaminações por bactérias e outros micro-organismos presentes na água, além do cloro, e outras substâncias que podem causar irritações nos olhos.
  9. Antes de tomar banho, remova as lentes de contato para evitar a contaminação das lentes.

Apesar dessas precauções, você ou alguém com tenha contato ainda podem desenvolver conjuntivite.

Se o seu filho for afetado, por exemplo, informe a escola sobre a infecção, para que sejam tomadas medidas extras para higienizar a sala de aula ou o berçário. Além disso, mantenha seu filho em casa até que o estágio contagioso tenha passado.

O oftalmologista informará quando você ou seu filho puderem estar perto de outras pessoas, sem o risco de espalhar conjuntivite contagiosa — geralmente cerca de três a cinco dias após o diagnóstico.

Se a vermelhidão não desaparecer pode ser que ela seja um sinal de outros tipos de problemas oculares — e para evitar que o quadro se agrave — consulte o seu oftalmologista.

Picture of Dr. Lucas Tavares Faria
Dr. Lucas Tavares Faria

Dr. Lucas Tavares Faria é natural de Belo Horizonte, filho de Oftalmologista e descendente da primeira Óptica da cidade. Especialização em Oftalmologia e o fellowship de retina clínica e cirúrgica realizados no Centro Oftalmológico de MG, vem se dedicando ao tratamento clínico e cirúrgico das afecções oculares com foco nas cirurgias de Catarata, Retina e Refrativa.

Todos os Posts

Veja também