Quando você fica na frente de um computador, não importa a quantidade de tempo, é comum apresentar tensão ocular, visão embaçada, olhos vermelhos e outros sintomas da síndrome da visão de computador (SVC). Isso ocorre porque a demanda visual do trabalho no computador é diferente da associada à maioria das outras atividades.
Se você tem menos de 40 anos, a tensão ocular ou visão embaçada enquanto trabalha no computados pode ser causada pela incapacidade de seus olhos de permanecerem precisamente focados na tela ou porque seus olhos têm dificuldade para alternar o foco do seu teclado para a tela e de volta ao teclado por um período prolongado. Esses problemas de foco (acomodação) estão geralmente associados à SVC.
Se você tem mais de 40 anos, o problema pode ser devido ao início da presbiopia: a perda normal relacionada à idade da capacidade de foco. Isso também pode causar sintomas de SVC.
O que você pode fazer? Para começar, faça um exame de vista completo para excluir problemas na visão e atualizar sua receitas de óculos. Estudos mostraram que mesmo pequenas imprecisões nas suas lentes de grau podem contribuir para o surgimento de problemas na visão relacionados ao uso de computador.
Se seus óculos são antigos (ou se você não precisa de óculos de grau para a maioria das tarefas) e você continua a apresentar desconforto durante seu trabalho no computador, considere óculos para luz azul de computadores. Esses óculos especiais são prescritos especialmente para reduzir a tensão ocular e proporcionar a visão mais confortável possível enquanto você está usando o computador.
Por que óculos para computador?
Os óculos para computador são diferentes dos óculos comuns ou dos óculos de leitura em diversos aspectos, pois eles servem para otimizar a sua visão durante o uso do computador.
As telas de computador são geralmente posicionadas de 51 cm a 66 cm de distância dos seus olhos. Essa é considerada a distância intermediária de visão, menor do que a visão que usamos ao dirigir (“de longe”), mas maior do que a visão que usamos para ler (“de perto”).
Crianças e jovens adultos que precisam de óculos de grau geralmente recebem prescrição de lentes de visão única. Essas lentes corrigem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo, e formato do cristalino dentro do olho se ajusta automaticamente para proporcionar a potência amplificadora extra necessária para a visão de computador e de perto.
Quando a visão de perto de uma pessoa se torna menos nítida devido à presbiopia após os 40 anos de idade, essa perda natural do poder de foco relacionada à idade afeta a leitura e reduz a nitidez e o conforto ao usar um smartphone ou computador. Lentes bifocais podem proporcionar mais nitidez na visão de longe e de perto, mas a visão intermediária (necessária para o uso de computadores e smartphones) continua sendo um problema frequente. Quanto às lentes progressivas ou trifocais, embora ofereçam suporte para a visão intermediária, frequentemente não têm uma zona intermediária grande o suficiente para o uso do computador.
Os óculos para computador realmente funcionam?
Sem óculos para computador, muitos usuários geralmente acabam apresentando visão embaçada, tensão ocular e dores de cabeça, os sintomas típicos da síndrome da visão de computador. Pior ainda, muitas pessoas tentam compensar a visão embaçada inclinando-se para frente ou jogando a cabeça para trás para olhar através da porção inferior de seus óculos. Essas duas ações podem resultar em dor no pescoço, dor nos ombros e nas costas.
Embora possam ser chamados às vezes de “óculos de leitura para computador”, é melhor chamar os óculos projetados especificamente para o uso de computador de “óculos para computador”, para distingui-los dos óculos de leitura convencionais.
De modo geral, óculos para computador têm cerca de 60% da potência amplificadora dos óculos de leitura. Mas a amplificação ideal depende da distância na qual você prefere se sentar da tela do seu computador e quão próximo você gosta de segurar seus dispositivos digitais.
Os óculos para computador devem também corrigir com precisão qualquer traço de astigmatismo que você possa ter, e medidas precisas devem ser adotadas para assegurar que o centro óptico de cada lente esteja bem na frente de suas pupilas considerando a sua distância preferencial de trabalho.
Por esses motivos, óculos para computador devem ser personalizados de acordo com suas necessidades individuais. Usar óculos de leitura sem grau ou com grau mais baixo ao usar o computador ou dispositivos digitais tipicamente não proporcionará a correção da visão adequada que você precisa para ter mais nitidez e conforto.
Os óculos para computador possuem a potência de lentes ideal na posição exata para que você visualize a tela do seu computador através de um campo de visão nítido e amplo, sem precisar fazer esforço excessivo para focar ou recorrer a posturas prejudiciais. A pesquisa universitária mostrou também que óculos para computador podem aumentar significativamente a produtividade.
Modelos de lentes para óculos para computador
Muitos modelos de lentes especiais funcionam bem para óculos para computador, tanto para uso do computador primariamente para trabalhar quanto para jogar. Considerando que essas lentes são prescritas especificamente para uso do computador, elas não são adequadas para dirigir ou atividades genéricas.
Os óculos para computador mais simples têm lentes de visão única com uma potência de lente modificada prescrita para proporcionar uma visão mais confortável da tela do computador do usuário. A potência das lentes oferece a extensão de acomodação necessária para manter o bom foco dos objetos à distância da tela do computador e proporcionar o campo de visão mais amplo possível.
Óculos para computador de visão única reduzem o risco de tensão ocular digital, visão embaçada e posturas forçadas, que podem causar dores no pescoço e nas costas, e podem ser usados confortavelmente por usuários de computador de todas as idades.
Um outro modelo popular de lentes para óculos para computador é a lente progressiva ocupacional: uma lente multifocal sem linhas que corrige visão de perto, intermediária e, até certo ponto, de longe.
Lentes progressivas ocupacionais oferecem uma zona intermediária maior do que a das lentes progressivas regulares, proporcionando uma visão mais confortável ao usar o computador. Mas isso reduz a área para visão de longe, então essas lentes não são recomendadas para dirigir ou outras tarefas que requeiram significativa visão para longe.
Outras lentes para óculos para computador incluem lentes ocupacionais bifocais e trifocais. Essas lentes multifocais com linhas possuem zonas maiores para visão intermediária e de perto em comparação às lentes bifocais e trifocais regulares, e a posição das zonas para visão intermediárias e de perto podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades individuais de visão de computador.
Seu oftalmologista pode ajudar você a decidir qual modelo de lentes melhor se adequa às suas necessidades no que diz respeito a óculos para computador.
Revestimentos e colorações das lentes
Para o máximo em conforto da visão, as lentes dos seus óculos para computador devem incluir revestimento antirreflexo. Às vezes chamado de tratamento antirreflexo, o revestimento antirreflexo (AR) elimina os reflexos da luz das superfícies frontal e posterior das suas lentes, os quais podem causar tensão ocular.
Além disso, óculos de computador com lentes fotossensíveis podem proteger seus olhos da potencialmente prejudicial luz azul visível de alta energia (emanada pela tela dos computadores e dispositivos digitais) e ainda escurecem automaticamente sob a luz solar em ambientes externos.
Seu oftalmologista também pode recomendar a adição de uma coloração suave aos óculos de computador para reduzir o clarão causado pela agressiva iluminação de ambientes internos e aumentar o contraste.
Para mais detalhes sobre revestimento antirreflexo e colorações para seus óculos para computador, consulte seu oftalmologista.