Search
Close this search box.

Blefarite: causas e tratamento da inflamação das pálpebras

O que é blefarite?

 

A blefarite é uma inflamação das pálpebras. É uma causa comum de desconforto, coçeira nas palpebras dos olhos, pálpebras vermelhas e cílios com caspas.

Esse tipo de inflamação nos olhos é muito comum e pode afetar pessoas de todas as idades.

Felizmente, seu oftalmologista pode prescrever um tratamento eficaz para a blefarite que pode limitar a inflamação das pálpebras previnindo contra danos nos olhos ou nas pálpebras.

Causas de blefarite

Há várias causas possíveis de blefarite, incluindo:

  • Infecção bacteriana das pálpebras
  • Disfunção das glândulas meibomianas (DGM)
  • Olhos secos
  • Infecção fúngica das pálpebras
  • Parasitas (ácaros dos cílios Demodex folliculorum)

A blefarite e os olhos secos geralmente ocorrem ao mesmo tempo, causando confusão se o olho seco causa blefarite ou se a blefarite causa olho seco.

Isso acontece com tanta frequência que atualmente alguns pesquisadores e oftalmologistas acreditam que essas duas condições podem fazer parte de um único problema ocular crônico chamado Síndrome da Blefarite e Olho Seco.

Segundo os defensores dessa teoria, o olho seco é simplesmente a manifestação tardia da blefarite, e o tratamento da blefarite também irá prevenir, reduzir ou eliminar os sintomas do olho seco.

A blefarite geralmente está associada a um crescimento excessivo de bactérias que vivem ao longo das margens das pálpebras e na base dos cílios. Com o tempo, essas bactérias se multiplicam e criam uma estrutura chamada biofilme.

Esse biofilme se torna um ambiente tóxico – como a placa que se forma nos dentes. Os ácaros parasitas dos cílios, chamados Demodex folliculorum, se alimentam do biofilme, que, por sua vez, leva a um crescimento excessivo desses ácaros, causando um agravamento da inflamação das pálpebras.

As bactérias do biofilme da pálpebra também produzem substâncias chamadas exotoxinas que causam inflamação das glândulas secretoras de óleo nas pálpebras chamadas glândulas meibomianas. Isso causa uma condição chamada disfunção das glândulas meibomianas que causa (e piora) o desconforto dos olhos secos.

A blefarite também é frequentemente associada a doenças da pele, como rosácea ocular, eczema, caspa e psoríase. E frequentemente, blefarite e conjuntivite ocorrem ao mesmo tempo.

Sintomas de blefarite

 

Os sintomas mais comuns da blefarite são:

  • Olhos que ardem, coçam e lacrimejam
  • Fragmentos de caspas na base dos cílios
  • Coceira nas pálpebras dos olhos
  • Arenosidade ou uma sensação de corpo estranho

Dependendo da gravidade, você pode ter alguns ou todos esses sintomas e os sintomas da blefarite podem ser intermitentes ou constantes. Em alguns casos, a blefarite também causa perda de cílios (madarose).

A blefarite também é uma causa comum de desconforto nas lentes de contato, forçando muitas pessoas a deixar de usá-las.

Tratamento de blefarite

 

O tratamento deve começar com uma visita ao seu oftalmologista para determinar a causa da inflamação das pálpebras. Seu oftalmologista examinará seus olhos e pálpebras para avaliar se você tem blefarite e determinar que tipo de tratamento é mais apropriado.

Normalmente, o tratamento inclui:

Esfoliação palpebral

 

Esfregar suavemente as pálpebras remove o acúmulo de biofilme e o excesso de bactérias das margens palpebrais. Seu oftalmologista normalmente recomendará a aplicação diária de compressas quentes e esfoliantes para limpar as pálpebras e reduzir o número de bactérias e ácaros Demodex.

Os agentes de limpeza podem incluir produtos de limpeza para pálpebras, absorventes para limpeza de pálpebra ou xampu para bebês diluído com água.

Procedimentos na prática

 

Além da limpeza das pálpebras em casa, existem procedimentos de higiene no consultório que estão chegando ao Brasil e podem ser recomendados para um tratamento mais eficaz da blefarite. Os possíveis procedimentos incluem: Desbridamento eletromecânico da margem palpebral, Tratamento por pulsação térmica, Terapia com luz intensa pulsada (IPL).

Colírio e/ou pomadas medicamentosas para blefarite

 

Seu oftalmologista também pode prescrever medicamentos tópicos para destruir o excesso de bactérias causadoras de blefarite ou outros micróbios nas pálpebras – principalmente se houver risco de infecção ocular ou algum outro tipo, além de blefarite.

 

Dicas de higiene das pálpebras

 

A higiene das pálpebras é muito útil para tratar e controlar a blefarite, mas somente se realizada adequadamente.

Para começar, utilize uma compressa limpa e quente para derreter qualquer resíduo bloqueado nas glândulas meibomianas secretoras de óleo nas pálpebras. Veja como:

  • Lave as mãos e umedeça um lenço descartável com água morna (quase quente).
  • Coloque o lenço descartável sobre as pálpebras fechadas por alguns minutos.
  • Em seguida, esfregue suavemente a margem palpebral com o lenço descartável antes de abrir os olhos. (Não pressione o olho com força.)

Siga as recomendações do oftalmologista em relação à frequência que você deve usar uma compressa quente e quanto tempo para mantê-la no local. Ao iniciar o tratamento, você deve ser instruído a fazer isso várias vezes ao dia, durante cerca de cinco minutos por vez. Depois, talvez seja preciso aplicar a compressa apenas uma vez ao dia.

 

Limpando as pálpebras

Use um cotonete com ponta de algodão para aplicar a solução de limpeza recomendada pelo seu oftalmologista. Esfregue suavemente as bordas das pálpebras superior e inferior, mas não entre em contato com a solução de limpeza.

O objetivo do tratamento da blefarite é retornar as pálpebras a um estado normal e saudável.

 

 

Limpar as pálpebras é o próximo passo essencial. O oftalmologista recomendará o que usar como agente de limpeza. As opções incluem água morna, xampu de bebê diluído ou um limpador palpebral de venda livre ou sob prescrição médica.

Para limpar as pálpebras:

  • Lave as mãos e umedeça um lenço descartável, um cotonete ou uma gaze com a solução de limpeza.
  • Limpe suavemente os cílios e a margem palpebral.
  • Enxague com água morna.
  • Repita o processo para o outro olho, usando um pano ou cotonete.

O seu oftalmologista pode recomendar que você comece limpando as pálpebras várias vezes ao dia e depois uma vez ao dia.

Não use maquiagem nos olhos quando você estiver com blefarite, porque máscaras de cílios e outras maquiagem podem interferir na higiene das pálpebras.

Se o seu oftalmologista recomendar um shampoo anti-caspa para o couro cabeludo e as sobrancelhas, mantenha o shampoo longe dos olhos para evitar irritações.

Como impedir que a blefarite volte

 

A blefarite geralmente é uma condição crônica, o que significa que pode voltar com frequência e ser um problema recorrente.

A melhor maneira de evitar a blefarite ou impedir que ela volte é limpar as pálpebras diariamente para evitar o acúmulo de bactérias, biofilme e ácaros Demodex folliculorum na margem palpebral.

Seu oftalmologista também pode recomendar suplementos nutricionais como ômega-3 para ajudar a manter duas glandulas de meibomius saudáveis e seus olhos úmidos e confortáveis.

Se você usa lentes de contatos ou óculos

 

Se você desenvolver blefarite enquanto estiver usando lentes de contato, interrompa o uso de suas lentes até que a blefarite seja tratada com sucesso. O uso de lentes de contatos durante uma inflamação das pálpebras pode resultar em bactérias e outros detritos podem grudar em suas lentes e causar olhos vermelhos ou doenças oculares potencialmente mais graves.

Se você não tiver um par de óculos reserva e precisar comprá-los, considere pedir lentes fotossenssíveis, que escurecem automaticamente à luz do sol e clareiam em ambientes fechados. Se seu caso for de olhos secos com sensibilidade à luz (fotofobia), seus olhos podem ficar mais confortáveis ao ar livre com lentes fotossenssíveis.

Após o tratamento bem-sucedido da blefarite, você poderá retomar o uso de lentes de contato se for de sua preferência. Se você atualmente usa lentes de contato reutilizáveis, considere mudar para lentes de descarte diário ou lentes de contato gás-permeáveis, que podem ter um risco menor de problemas relacionados à blefarite.

Picture of Dr. Lucas Tavares Faria
Dr. Lucas Tavares Faria

Dr. Lucas Tavares Faria é natural de Belo Horizonte, filho de Oftalmologista e descendente da primeira Óptica da cidade. Especialização em Oftalmologia e o fellowship de retina clínica e cirúrgica realizados no Centro Oftalmológico de MG, vem se dedicando ao tratamento clínico e cirúrgico das afecções oculares com foco nas cirurgias de Catarata, Retina e Refrativa.

Todos os Posts

Veja também

57 comentários em “Blefarite: causas e tratamento da inflamação das pálpebras”

  1. Pingback: Christensen arms rifles

  2. Pingback: สล็อต ฝากถอน true wallet เว็บตรง 888pg

  3. Pingback: superkaya88

  4. Pingback: https://kenwat.com/2020/01/31/10/

  5. Pingback: cz accushadow 2

  6. Pingback: แทงหวย

  7. Terrific article! That is the kind of information that
    are supposed to be shared across the internet. Shame on Google for not positioning this submit higher!
    Come on over and consult with my web site . Thanks =)

  8. I was wondering if you ever considered changing the page layout of your blog?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect
    with it better. Youve got an awful lot of text for only
    having 1 or 2 images. Maybe you could space it out better?

  9. Pingback: ufabtb

  10. Pingback: k2 liquid spray on paper

  11. Pingback: saw mill near me

  12. Pingback: bonanza178

  13. Pingback: https://www.outlookindia.com/outlook-spotlight/the-14-best-press-release-distribution-services-of-for-enhanced-visibility-and-reach--news-301112

  14. Pingback: lsm99live

  15. Pingback: spin238

  16. Pingback: ทีเด็ดฟุตบอล

  17. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this brilliant blog!
    I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS
    feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this blog with my Facebook group.
    Talk soon!

  18. Howdy would you mind stating which blog platform
    you’re using? I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs
    and I’m looking for something unique. P.S My apologies for being
    off-topic but I had to ask!

  19. Thanks a lot for sharing this with all people you actually recognise what you
    are speaking approximately! Bookmarked. Please
    additionally discuss with my website =). We will have
    a link trade contract between us

  20. Hello, Neat post. There’s an issue with your web site in web explorer,
    might check this? IE still is the market leader and a huge component of folks will omit your great writing because of this problem.

  21. Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff previous
    to and you are just extremely magnificent. I actually
    like what you’ve acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still care for
    to keep it wise. I can not wait to read much more from you.
    This is actually a wonderful web site.

  22. Appreciating the time and effort you put into your site and in depth information you present.
    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.
    Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  23. Very great post. I just stumbled upon your blog and wished to
    mention that I’ve truly enjoyed browsing your weblog posts.
    After all I’ll be subscribing in your feed and I hope you
    write once more soon!

  24. great post, very informative. I’m wondering why the opposite specialists
    of this sector don’t understand this. You must continue your writing.
    I’m sure, you’ve a great readers’ base already!

  25. certainly like your web site however you have
    to take a look at the spelling on quite a few of your posts.
    A number of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to
    inform the truth then again I’ll surely come back again.

  26. Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick
    shout out and say I truly enjoy reading your posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same topics?
    Thank you!

  27. Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention that I have truly enjoyed
    surfing around your weblog posts. After all I will be subscribing on your rss feed and I am hoping you write once more
    soon!

  28. Thanks for the marvelous posting! I definitely enjoyed reading it,
    you’re a great author. I will ensure that I bookmark your blog and will eventually come back from
    now on. I want to encourage you to continue your great posts, have a nice evening!

  29. Heya outstanding website! Does running a blog such as this take a
    massive amount work? I have virtually no expertise in computer programming however
    I had been hoping to start my own blog soon. Anyway, if you have any recommendations
    or techniques for new blog owners please share. I know this is off topic nevertheless I simply
    needed to ask. Many thanks!

  30. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of
    any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.

    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time
    and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  31. Thanks for your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you are a great author.I
    will remember to bookmark your blog and will often come back at some point.

    I want to encourage one to continue your great writing, have a nice afternoon!

  32. Greetings from Ohio! I’m bored to tears at work so I decided to check out your website on my iphone during lunch break.
    I really like the knowledge you present here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m amazed
    at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, very good site!

  33. Hey! I know this is somewhat off topic but I was wondering which
    blog platform are you using for this website?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m
    looking at options for another platform. I would be awesome
    if you could point me in the direction of a good platform.

  34. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog
    and was curious what all is required to get set up? I’m assuming having a
    blog like yours would cost a pretty penny? I’m
    not very web smart so I’m not 100% sure. Any suggestions or
    advice would be greatly appreciated. Appreciate it

  35. Pingback: ราวตากผ้าระเบียง

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *