1. O que é catarata?
A catarata é uma condição ocular que ocorre quando o cristalino do olho, que é normalmente claro, torna-se turvo, resultando em visão embaçada. É uma condição comum à medida que envelhecemos e pode ocorrer em um ou ambos os olhos.
2. Quais são os sintomas da catarata?
Os sintomas da catarata podem incluir visão turva ou nebulosa, dificuldade com a visão noturna, sensibilidade à luz e ao brilho, halos ao redor das luzes, a necessidade de luz mais brilhante para leitura e outras atividades, e a mudança frequente na prescrição de óculos ou lentes de contato.
3. Quais são as causas da catarata?
As cataratas são geralmente o resultado do envelhecimento. No entanto, outras causas podem incluir trauma ocular, doenças sistêmicas como diabetes, uso prolongado de medicamentos esteróides, exposição à radiação e, em alguns casos, podem ser congênitas ou hereditárias.
4. A catarata pode ser prevenida?
Atualmente, não há maneira conhecida de prevenir a catarata, já que a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento. No entanto, a proteção dos olhos contra a radiação ultravioleta, uma alimentação saudável rica em nutrientes antioxidantes e a manutenção do controle adequado das doenças sistêmicas, como o diabetes, podem ajudar a atrasar o desenvolvimento da catarata.
5. Como é tratada a catarata?
A principal forma de tratar a catarata é através da cirurgia, que é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns e mais seguros. A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino turvo e, na maioria dos casos, a substituição por uma lente artificial transparente.
6. A cirurgia de catarata é segura?
Sim, a cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados e com maior taxa de sucesso. Como qualquer cirurgia, existem riscos, mas eles são raros. As complicações podem incluir infecção, sangramento e inchaço.
7. O que posso esperar após a cirurgia de catarata?
Muitos pacientes notam uma melhoria em sua visão quase imediatamente após a cirurgia. No entanto, sua visão pode continuar a melhorar por várias semanas. A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais dentro de um dia ou dois após a cirurgia.
Para obter mais informações sobre a catarata, por favor, agende uma consulta com o Dr. Lucas Faria, que é especialista em cuidados oculares e cirurgia de catarata.