Ganho de peso, enjoos repentinos, alterações de humor e inchaço são mudanças que todas as mulheres esperam de um processo de gestação. Mas poucas delas sabem que é preciso ter cuidados com os olhos na gravidez.
As mesmas alterações no corpo que causam esses incômodos mais comuns também podem afetar a sua visão. Enquanto alguns problemas podem passar desapercebidos, também podem ocorrer doenças graves, que causam danos permanentes à visão. Por isso, é essencial contar com o acompanhamento de um oftalmologista durante esse período tão especial e delicado.
Quer saber tudo sobre os cuidados com os olhos na gravidez? Confira este artigo!
Como a gravidez causa mudanças nos olhos?
Para demonstrar como cuidar dos seus olhos durante a gravidez, vamos explicar brevemente como a gestação causa alterações nos seus olhos.
Início da gravidez
- Há um aumento da produção de hormônios (como progesterona e estrogênio) no seu corpo.
- Devido a esses hormônios, a gestante começa a sentir um inchaço por causa do aumento da retenção de líquido.
- Esse inchaço afeta o interior do seu olho, causando alterações na sua córnea e no seu cristalino, duas das partes do órgão que contribuem para a nitidez da sua visão. O aumento de produção de progesterona também gera uma alteração no colágeno da córnea.
- Essas mudanças dentro do olho podem causar alterações no grau de miopia/astigmatismo e um aumento da sensibilidade à luz.
- As alterações hormonais também podem gerar mudanças na composição das lágrimas que lubrificam seus olhos e deixá-los mais secos.
Final da gravidez
- Com a chegada da 20ª semana da gravidez, pode haver um aumento da pressão arterial. Se não houver o controle adequado, pode-se desenvolver uma doença chamada de pré-eclâmpsia, que gera alterações na visão, como “flashes”, embaçamento e maior sensibilidade à luz.
- Outra complicação que pode surgir na fase final da gravidez é a diabetes gestacional. Ela é causada pelo aumento da produção de HPL (Hormônio Lactogênio Placentário), que inibe a produção de insulina. Como outros tipos de diabetes, caso não haja um controle devido da doença, pode haver perda de visão.
- Após o nascimento do bebê, a tendência é que a sua visão gradativamente volte a ser como era antes da gestação. Isso pode acontecer dentro de até 8 meses.
Como a gravidez é um momento único para cada mulher, as experiências e as necessidades de cuidado podem variar caso a caso. A seguir, vamos apresentar alguns dos sinais de alerta e quais cuidados devem ser tomados.
Como adotar cuidados com os olhos na gravidez?
Como explicamos, as mudanças hormonais da gravidez podem causar diversas alterações na visão. Muitas delas estão ligadas a doenças, oculares ou não, que podem se agravar durante esse momento.
Para manter a saúde ocular, você deve tomar os seguintes cuidados com os olhos na gravidez:
Consultar um oftalmologista
O primeiro cuidado com os olhos na gravidez é se consultar com um oftalmologista logo no início da gestação. O profissional poderá avaliar se há a necessidade de fazer um acompanhamento mais intenso durante esse período. Além disso, é extremamente importante manter as consultas do pré-natal em dia.
Em mulheres que tem miopia ou astigmatismo, as mudanças hormonais da gestação podem aumentar o grau temporariamente. Caso você sinta dores de cabeça e tontura, avalie a possibilidade de trocar os óculos durante esse período.
Fique alerta para sintomas como perda temporária de visão, embaçamento ou flashes. Esses são sinais de problemas graves, como pré-eclâmpsia, hemorragia vítrea, glaucoma neovascular ou retinopatia diabética. Nesses casos, vá ao médico imediatamente.
Manter os seus olhos úmidos
Como já mencionamos, o aumento de produção hormonal durante a gravidez pode deixar os olhos secos. Alguns dos sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão e aquela sensação de que tem “areia nos olhos”.
Esse ressecamento, junto às alterações na parte interna do olho, causa mais complicações para quem já possui ceratocone ou glaucoma. Essas doenças são hereditárias, portanto, vale checar o histórico da sua família.
Conheça os principais cuidados para manter a umidade dos seus olhos:
- evitar o ar condicionado;
- usar umidificadores de ar;
- colocar óculos escuros com proteção UVA/UVB quando se expor ao sol;
- deixar de frequentar ambientes com muito vento, fumaça ou poeira.
Ter uma alimentação equilibrada
Durante a gravidez, é ainda mais importante se hidratar e manter uma alimentação equilibrada. Alguns exemplos de alimentos que devem estar na dieta são couve, cenoura e mamão. Esses vegetais contém um nutriente essencial para os olhos, a vitamina A.
Além disso, uma dieta balanceada é a principal forma de evitar a hipertensão e a diabetes gestacional. Apesar de não serem doenças oculares, elas podem gerar complicações que afetam os olhos da gestante. Enquanto a pressão alta pode causar manchas na visão e descolamento da retina, a diabetes pode gerar alterações nos vasos sanguíneos do olho.
Agora que você já conhece os cuidados com os olhos na gravidez, que tal saber mais sobre como garantir a saúde ocular do seu bebê? Leia nosso artigo sobre o teste do olhinho, um dos exames que deve ser feito logo após o nascimento.