Search
Close this search box.

Degeneração macular: como reduzir o risco

Degeneração macular tem cura?

Embora atualmente não exista cura para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), existem diversas ações que você pode tomar para reduzir o risco de contrair a doença e sofrer perda de visão relacionada à DMRI.

Se houver histórico de DMRI em sua família, é recomendável que você consulte um oftalmologista regularmente e converse sobre as medidas para evitar a degeneração macular.

A DMRI é a principal causa de perda irreversível da visão entre os idosos, que lentamente perdem a visão central. Com o tempo, uma pessoa com degeneração macular pode achar difícil ou impossível ler, usar um computador ou telefone, dirigir e reconhecer rostos.

10 passos para ajudar a prevenir a degeneração macular

Aqui estão 10 passos para impedir ou retardar a progressão da degeneração macular:

1.  Não fume.

 

Provavelmente, a maneira número um de prevenir a DMRI é parar de fumar. Ou melhor, evite começar a fumar.

Se você é fumante, pare agora. O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de degeneração macular.

Pesquisadores no Reino Unido revisaram 17 estudos publicados sobre a associação entre tabagismo e DMRI e descobriram que 13 desses estudos mostram que fumantes tinham um risco duas a três vezes maior de ter DMRI do que não fumantes.

Além disso, um estudo realizado com gêmeos nos Estados Unidos descobriu que os fumantes tinham um risco 1,9 vezes maior de ter DMRI, enquanto o risco de ex-fumantes era 1,7 vezes maior quando comparados com os gêmeos não fumantes.

2.  Coma muitas folhas verde-escuras.

A pesquisa mostrou que pessoas que consumiam folhas verde-escuras, que são ricas em luteína e zeaxantina (como couve, espinafre cru e couve-galega) tinham um risco 43% menor de ter DMRI do que indivíduos ingeriam uma menor quantidade desses alimentos saudáveis.

3.  Tome multivitamínicos diariamente.

Se você não seguir uma dieta saudável e equilibrada, pode ser difícil obter todos os nutrientes necessários apenas com a dieta. Determinados suplementos nutricionais têm demonstrado ajudar a interromper a progressão da degeneração macular ou a impedi-la Atualmente, não há evidência clara de que suplementos nutricionais impeçam a degeneração macular de pessoas com risco de contrair a doença.

No entanto, alguns estudos sugerem que suplementos multivitamínicos que contêm vitaminas C e E, beta-caroteno, zinco, cobre, luteína e zeaxantina podem reduzir o risco de DMRI inicial progredir para uma forma avançada da doença com maior ameaça a visão.

É possível que esses mesmos nutrientes tenham efeito benéfico na manutenção da saúde dos olhos em geral.

Se você tem alto risco de desenvolver DMRI — ou simplesmente deseja fazer todo o possível para manter os olhos saudáveis e com uma boa visão — pergunte ao seu oftalmologista quais suplementos nutricionais podem ser melhores para suas necessidades específicas.

4.  Coma mais peixe.

Diversos estudos mostram os benefícios de comer peixe para a prevenção da degeneração macular.

Alguns estudos mostram que comer peixe regularmente pode ajudar a prevenir a degeneração macular.

O mesmo estudo com gêmeos observado acima descobriu que indivíduos que ingeriam mais de duas porções de peixe por semana eram significativamente menos propensos a desenvolver DMRI do que gêmeos que ingeriam menos de uma porção por semana.

Além disso, pesquisadores da Austrália descobriram que os participantes do estudo que comiam peixe pelo menos uma vez por semana tinham 40% menos chances de desenvolver DMRI em estágio inicial do que aqueles que disseram comer peixe menos de uma vez por mês ou simplesmente não comiam peixe.

5.  Mantenha um estilo de vida ativo.

 

Em um estudo de longo prazo (15 anos), após considerar outros fatores de risco, como peso, níveis de colesterol e idade, os pesquisadores descobriram que pessoas que levavam um estilo de vida ativo tinham 70% menos probabilidade de desenvolver DMRI do que os participantes mais sedentários do estudo.

Para serem incluídos no grupo “ativo”, os participantes devem ter caminhado pelo menos três quilômetros por dia, três vezes por semana ou realizado uma quantidade equivalente de atividade.

6.  Coma frutas e castanhas diariamente.

Um estudo da Harvard Medical School mostrou que participantes que ingeriam três ou mais porções diárias de frutas tinham um risco substancialmente menor de desenvolver a DMRI “úmida” ou avançada.

Outra pesquisa mostrou que comer castanhas ajudou a impedir a progressão da DMRI inicial ou intermediária para estágios mais avançados da doença.

7.  Corte carboidratos refinados da sua dieta.

Dietas ricas em carboidratos refinados (por exemplo, bebidas açucaradas, pão branco, batatas assadas e batatas fritas) têm sido associadas a um risco aumentado de DMRI. Substitua esses alimentos por frutas, castanhas, legumes e água.

8.  Monitore a sua pressão sanguínea e o nível do colesterol.

 

Algumas pesquisas sugerem que o controle dos níveis de colesterol no sangue pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular. O colesterol é uma substância gordurosa que pode se acumular nos vasos sanguíneos, inibindo o fluxo sanguíneo necessário para manter a saúde do tecido ocular.

Além disso, o controle da pressão arterial pode ser importante para a prevenção da degeneração macular. Os principais estudos descobriram uma ligação significativa entre pressão alta e desenvolvimento da forma avançada de degeneração macular, a forma “úmida”, que pode levar à perda da visão.

9.  Use óculos de sol para proteger os olhos dos raios UV e da luz azul.

Embora atualmente não haja evidência conclusiva de que a exposição à luz solar cause diretamente degeneração macular, algumas pesquisas sugerem, pelo menos, uma associação entre a DMRI e a exposição cumulativa aos raios UV e luz “azul” de alta energia ao longo da vida de uma pessoa.

Por segurança, é uma boa ideia usar óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios UV do sol e uma quantidade significativa de luz azul visível sempre que você estiver ao ar livre durante o dia.

Por segurança, sempre que você estiver ao ar livre durante o dia, é uma boa ideia usar óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios UV do sol e uma quantidade significativa de luz azul visível. Também já existem no mercado, lentes transparentes que oferecem proteção contra os raios UV e a luz azul nociva, que também é emitida por aparelhos eletrônicos.

10.  Faça exames de vista regularmente.

 

Durante um exame oftalmológico abrangente, seu oftalmologista pode detectar problemas de visão precoces e problemas de saúde ocular antes de você ser capaz notá-los, e, nesse período inicial os tratamentos podem ser mais eficazes.

Não arrisque a sua tão preciosa visão — agende exames oftalmológicos anuais para que você e a sua família possam manter os olhos saudáveis e com uma boa visão.

Picture of Dr. Lucas Tavares Faria
Dr. Lucas Tavares Faria

Dr. Lucas Tavares Faria é natural de Belo Horizonte, filho de Oftalmologista e descendente da primeira Óptica da cidade. Especialização em Oftalmologia e o fellowship de retina clínica e cirúrgica realizados no Centro Oftalmológico de MG, vem se dedicando ao tratamento clínico e cirúrgico das afecções oculares com foco nas cirurgias de Catarata, Retina e Refrativa.

Todos os Posts

Veja também