Search
Close this search box.

Ergonomia ocular e uso do computador

O uso prolongado de computadores e outros dispositivos digitais sobrecarrega os olhos e outras partes do corpo.

Qualquer pessoa que use um computador por períodos prolongados — seja no trabalho, na escola ou em casa por diversão — corre o risco de dores de cabeça, olhos ardendo, olhos vermelhos, rigidez no pescoço e outros sintomas que compõem a síndrome da visão de computador (SVC).

Uma maneira de reduzir o desconforto relacionado ao computador, tornando-se mais consciente do seu corpo durante o trabalho no computador, ajustando a estação de trabalho e os hábitos de visualização para evitar esses problemas.

O que é “Ergonomia ao usar o computador”?

 

Ergonomia é a ciência de projetar um trabalho, equipamento e/ou local de trabalho para se adequar ao trabalhador.

O objetivo é otimizar o “ajuste” entre cada trabalhador e seu ambiente de trabalho para otimizar o desempenho e reduzir o risco de lesões por esforço repetitivo.

A ergonomia ao usar o computador (às vezes chamada de ergonomia visual) aborda maneiras de otimizar a estação de trabalho do computador para reduzir os riscos específicos da síndrome da visão de computador, dor no pescoço e nas costas, síndrome do túnel do carpo e outros distúrbios que afetam os músculos, coluna vertebral e articulações.

Dicas de ergonomia ao usar o computador

 

Você não precisa de um consultor caro para criar uma estação de trabalho para computador que reduza o risco de estresse, cansaço visual e possíveis lesões em por uso prolongado do computador.

Aqui estão 11 dicas úteis sobre ergonomia ao usar o computador recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS):

  1. Apoie suas costas.
  2. Ajuste sua cadeira.
  3. Descanse os pés no chão.
  4. Coloque sua tela ao nível dos olhos.
  5. Posicione seu teclado corretamente.
  6. Mantenha o mouse próximo.
  7. Evite os reflexos da tela.
  8. Considere usar óculos para computador.
  9. Torne objetos acessíveis.
  10. Evite o cansaço causado pelo smartphone.
  11. Faça pausas regulares.

 

Além disso, você pode aumentar seu conforto e reduzir o estresse físico ajustando a altura da cadeira e da mesa para:

  • Braços perpendiculares ao chão, não esticados para a frente ou inclinados para trás;
  • Antebraços, pulsos e mãos formam um ângulo de 90 graus com os braços;
  • Coxas paralelas ao chão e pernas perpendiculares ao chão;
  • Pulsos e palmas das mãos não apoiados em bordas afiadas.

 

Se você usar óculos com lentes multifocais, poderá visualizar confortavelmente a tela do computador sem inclinar a cabeça para trás. Se não for esse o caso, considere comprar óculos para computador.

Seguir estas dicas ajudará a evitar posturas estressantes que levam a dores de cabeça, dores no pescoço e nas costas e síndrome da visão de computador.

Mas lembre-se, o trabalho prolongado com o computador — mesmo em uma estação de trabalho ideal — é estressante para corpo e olhos.

Para aliviar o estresse que pode levar à síndrome da visão de computador e a distúrbios físicos, faça pausas frequentes ao trabalhar longas horas em um computador. Levante-se e afaste-se do computador para pausas curtas a cada 20 a 30 minutos, se possível.

Durante essas pausas rápidas, estique os braços e as costas e deixe seus olhos relaxarem o foco olhando para algo a pelo menos 6 metros de distância.

Além disso, pisque total e frequentemente para reduzir o risco de ficar com os olhos secos devido ao uso prolongado do computador e use lágrimas artificiais para umedecer e lubrificar os olhos, conforme necessário.

Picture of Dr. Lucas Tavares Faria
Dr. Lucas Tavares Faria

Dr. Lucas Tavares Faria é natural de Belo Horizonte, filho de Oftalmologista e descendente da primeira Óptica da cidade. Especialização em Oftalmologia e o fellowship de retina clínica e cirúrgica realizados no Centro Oftalmológico de MG, vem se dedicando ao tratamento clínico e cirúrgico das afecções oculares com foco nas cirurgias de Catarata, Retina e Refrativa.

Todos os Posts

Veja também