Search
Close this search box.

Malefícios do cigarro para os olhos

Pessoas que fumam são mais propensas a desenvolver problemas oculares. Levando em consideração o desconhecimento da população relativo a essa informação, muitos oftalmologistas defendem que essa informação deveria estar registrada nos maços de cigarro, pois os riscos de manifestação de doenças são consideravelmente maiores entre os fumantes. O tabaco pode provocar doenças como:

  • Catarata: quando são inaladas, as substâncias químicas presentes no cigarro podem causar alterações no metabolismo do cristalino, o que acelera o processo natural de opacificação. Com isso a pessoa pode desenvolver a doença precocemente.
  • Degeneração macular relacionada a idade: o tabaco atinge a retina, aumenta a oxidação, bem como favorece e acelera o processo degenerativo na mácula.
  • Síndrome do olho seco: a exposição à fumaça agrava o quadro de ressecamento.
  • Glaucoma: o fumo potencializa a obstrução das veias e vasos sanguíneos em geral, o que contribui para o aumento da pressão intraocular. Além disso, torna as paredes das veias mais rígidas, dificultando a circulação.

O hábito de fumar também pode aumentar os riscos de queda de pálpebra, doença relacionada a perda de elasticidade da pele, que é intensificada com o tabagismo. Além dos prejuízos estéticos, essa doença causa também lacrimejamento, fotofobia e irritação nos olhos.

Picture of Dr. Lucas Tavares Faria
Dr. Lucas Tavares Faria

Dr. Lucas Tavares Faria é natural de Belo Horizonte, filho de Oftalmologista e descendente da primeira Óptica da cidade. Especialização em Oftalmologia e o fellowship de retina clínica e cirúrgica realizados no Centro Oftalmológico de MG, vem se dedicando ao tratamento clínico e cirúrgico das afecções oculares com foco nas cirurgias de Catarata, Retina e Refrativa.

Todos os Posts

Veja também