Você sabe quais são os principais sintomas da catarata? Para aqueles que nunca tiveram esta doença, suas características podem ser um mistério.
De acordo com algumas pessoas que sofrem com esta condição, tê-la é como ver todas as coisas através de uma janela enevoada e nunca poder limpá-la.
Você só pode ter uma ideia muito vaga do que acontece atrás da janela. Não parece muito agradável, mas felizmente é possível atenuá-la de forma natural.
Abaixo listaremos os principais sintomas da catarata e alguns tratamentos naturais para atenuá-la.
As cataratas são caracterizadas pela opacidade progressiva da lente natural do olho humano. Isso resulta em uma sensação de visão turva, que agrava lentamente quando não é tratada corretamente.
AGENDE IMEDIATAMENTE SUA CONSULTA Agenda – Lucas Tavares Faria (oftalmologistasbh.com.br)
As cataratas afetam principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. Elas também são a maior causa de cegueira progressiva em todo o mundo.
Por volta dos 40 anos, a bioquímica do corpo humano começa a mudar. As proteínas que são sintetizadas pelas células dos olhos perdem elasticidade e endurecem.
As proteínas se aglutinam em certos pontos da lente ocular. Isso causa coágulos esbranquiçados que, às vezes, podem ser vistos nos olhos das pessoas. As cataratas são a causa da perda de precisão e visibilidade em determinadas distâncias.
No entanto, esses grumos esbranquiçados não aparecem da noite para o dia. As cataratas se desenvolvem lentamente, enquanto o olho tenta se adaptar a esse bloqueio esbranquiçado.
Diferentes tipos de cataratas obstruem a luz e distorcem as imagens que o olho percebe em diferentes ângulos. Por isso, esse tipo de cegueira será diferente em cada pessoa que sofrer com ela.
Tipos de catarata
Existem três tipos diferentes de catarata ocular, cujos nomes estão diretamente relacionados à parte do olho que afetam.
Catarata subcapsular
Este tipo de catarata é a mais difícil de identificar a olho nu. Apesar disso, o paciente sente seus efeitos muito rapidamente à medida que a doença se desenvolve.
Os pacientes que sofrem de diabetes ou tomam esteroides em altas doses são muito propensos a sofrer de catarata subcapsular.
Catarata nuclear
Como o nome indica, esse tipo de catarata ocorre no núcleo do cristalino. Esta tipologia está em grande parte relacionada com a catarata devido ao envelhecimento. Na verdade, é a mais comum entre homens e mulheres com idades superiores a 70 anos.
Catarata cortical
Este tipo de catarata é a mais visível a olho nu. As cataratas corticais são pequenas áreas opacas e brancas. Essas opacidades podem ser observadas como pequenas cunhas localizadas na periferia do cristalino.